Fumantes tem nível de vitamina C mais baixo

Fumantes tem nível de vitamina C mais baixo

Atualizado: Quarta-feira, 4 Junho de 2008 as 12

Com o tema "Juventude Livre do Tabaco", a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra no próximo dia 31 de maio o "Dia Mundial Sem Tabaco". O cigarro pode causar uma série de danos à saúde, como: risco de mortes prematuras, limitações físicas por doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer. Além disso, os fumantes podem apresentar necessidades especiais em relação à dieta alimentar.

O nível de vitamina C nos fumantes, por exemplo, é em média 40% mais baixo que nos não-fumantes. A deficiência de vitamina C pode chegar a causar manifestações hemorrágicas, perda de dentes, dores e edema articulares, alterações da pele e retardo da cicatrização. "Como o fumo diminui os níveis de vitamina C no organismo, os fumantes devem consumir todos os dias 35 mg de vitamina C a mais do que um adulto não fumante", afirma Daniel Magnoni, nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição e Chefe da Seção de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Hospital do Coração.

De acordo com a OMS, o tabaco é, entre as causas evitáveis, o líder em mortes no mundo. Os jovens são considerados mais vulneráveis às estratégias de marketing da indústria tabagista e dados revelam que cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias.

No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes/ano são decorrentes do tabagismo (OPAS, 2002). De acordo com o Inquérito Domiciliar, realizado em 2002 e 2003, entre pessoas a partir dos 15 anos, residentes em 15 capitais brasileiras e no Distrito Federal, o número de homens fumantes é superior ao de mulheres na maioria das capitais.

Em um estudo realizado entre escolares de 17 capitais brasileiras, entre 2002 e 2003 (Vigescola), a prevalência de experimentação de cigarro variou de 28% a 53% no sexo masculino e de 26% a 54% no sexo feminino, enquanto a prevalência de escolares fumantes variou de 6% a 20% no sexo masculino e de 7% a 23%no feminino.

O uso de tabaco é a segunda maior causa de morte em todo o mundo, sendo responsável por matar um em cada dez adultos. O "Dia Mundial sem Tabaco", criado em 1987, propõe à sociedade reflexões e atitudes sobre o consumo do tabaco.

Postado por: Claudia Moraes

veja também