Fumar pode fazer os mamilos caírem, diz especialista

Fumar pode fazer os mamilos caírem, diz especialista

Atualizado: Quarta-feira, 7 Dezembro de 2011 as 1:03

Um cirurgião plástico norte-americano declarou ao jornal britânico Daily Mail desta quarta-feira (7) que as fumantes devem ter uma preocupação a mais além da beleza da pele. Segundo Anthony Youn, fumar pode fazer os mamilos caírem.

De acordo com o médico, a nicotina e o monóxido de carbono que as fumantes ingerem podem interromper o fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo, agindo como um "torniquete virtual" que efetivamente mata os tecidos, em especial nas mulheres que fizeram lifting de mama para levantar os seios.  

"Tenho arrepios cada vez que vejo uma paciente fumar. Morro de medo que, mesmo com meus avisos, ela fume antes ou depois do lifting de mama e isso possa fazer com que os mamilos dela enegreçam e caiam. Já vi isso acontecer antes", disse.

Youn contou que teve uma paciente fumante cujos mamilos ficaram arroxeados depois de ela fumar porque os vasinhos da mama não estavam recebendo sangue suficiente e se a paciente não tivesse procurado ajuda médica, seus mamilos teriam caído. "Se você vai fazer abnoplastia e fuma, pode ter uma infecção que vai resultar em uma ferida bem feia que vai levar três meses para cicatrizar.  

Se vai levantar os seios ou reduzir as mamas e fuma, pode perder seus mamilos. Se vai fazer um lifting no rosto, fumar pode deixar sua bochecha negra e com gordura exposta", alertou o médico, que disse que os procedimentos cirúrgicos são sempre mais eficazes em pessoas que não fumam.

veja também