Fumo pode aumentar sintomas depressivos em adolescentes

Fumo pode aumentar sintomas depressivos em adolescentes

Atualizado: Segunda-feira, 6 Setembro de 2010 as 1:19

Alguns adolescentes procuram no cigarro uma forma de driblar a tristeza e melhorar o humor. No entanto, essa escolha pode aumentar os sintomas depressivos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Toronto e da Universidade de Montreal, ambas do Canadá.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 662 adolescentes, divididos em três grupos: não-fumantes, fumantes que não vêem no cigarro uma forma de se "automedicar" e fumantes que querem que o vício traga melhorias emocionais ou ao estado físico.

Os indícios de depressão foram medidos por meio da frequência que os participantes se sentiam muito cansados para concluir tarefas, apresentavam problemas para dormir, não tinham esperanças em relação ao futuro e se sentiam infelizes, nervosos, tensos ou preocupados demais.

A co-autora do trabalho, Jennifer O'Loughlin, disse ao site Science Daily que os voluntários que utilizavam cigarros como potencializadores do humor tinham riscos mais elevados de desenvolver sintomas depressivos do que os que nunca haviam fumado. A publicação Addictive Behaviors divulgou esse resultado. Especial para Terra

fonte: Terra Postado por: Juliana Melo

veja também