MENU

Saúde

Fundação Laço Rosa cria banco de perucas para mulheres com câncer

Banco de perucas para mulheres com câncer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05

Durante todo o mês de outubro, será de incentivo às mulheres para realizarem o auto-exame de prevenção ao câncer de mama. Diversas ideias, campanhas e eventos voltados para apoio às mulheres com câncer estão sendo feitos no mês do Outrubro Rosa. Empresas de solidariedade como o banco gratuito de perucas realizado pela Fundação Laço Rosa,  que tem como intuito ajudar mulheres que estão em tratamento e que estão passando por um momento difícil devido a perda dos cabelos em sessões de quimioterapia. 

Criada em 2010 pelas irmãs Aline, Marcelle e Andrea. Aline foi diagnosticada com câncer quando estava grávida, em 2007. Fez a quimioterapia e decidiu assumir a careca, apesar de ter ficado depressiva ao se ver sem cabelo. Um mês depois da inauguração da Fundação Laço Rosa, Aline faleceu.

"Desde quando decidimos criar a Fundação Laço Rosa sabíamos que havia uma necessidade de ser diferente e enxergamos no problema de queda de cabelo uma forma de nos comunicarmos. Surgiu a ideia do primeiro Banco de Perucas online, que é pioneiro no Brasil", conta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.
 
fundação laço rosaO estoque do banco de perucas é mantido por meio de doações de todos os cantos do país. As mulheres também podem ajudar doando seus cabelos. Para isso, devem enviar, no mínimo, 20 centímetros de fios para a ONG, separando a ponta da raiz com um elástico. Essas doações de cabelos são entregues ao Studio Jackbell, parceiro que produz as perucas e higieniza gratuitamente para a fundação.
 
O processo para adquirir é tudo online. Para receber uma peruca a mulher deve preencher um cadastro no site e enviar o laudo médico e duas fotos (uma com cabelo e outra sem). "Uma equipe de voluntários e visagistas se encarrega de fazer a escolha da peruca, tentando se aproximar o máximo possível do perfil da paciente antes da queda do cabelo", explica Marcelle.
 
A peruca é enviada gratuitamente. Em dois anos mais de 300 mulheres de todo o país, com idades entre 17 e 68 anos, foram atendidas pelo Banco de Perucas. A meta é beneficiar mil pacientes até o fim de 2014.
 
 
Com informações de: Vila Mulher
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições