Gel nasal com zinco pode prejudicar olfato

Gel nasal com zinco pode prejudicar olfato

Atualizado: Quinta-feira, 29 Julho de 2010 as 8:50

No ano passado, a Food and Drug Administration (FDA, agência que regula a comercialização de remédios e alimentos nos EUA) advertiu os consumidores que parassem de usar o gel nasal Zicam Cold Remedy e a pomada nasal Zicam Cold Remedy, populares remédios homeopáticos que contêm zinco.

A empresa Matrixx Initiatives, de Scottsdale, Arizona, que comercializa os produtos, negou que os géis de zinco causem anosmia, e chamou as conclusões de “cientificamente infundadas e enganosas”. Mesmo assim, a empresa solicitou a devolução de ambos os produtos, que foram alvos de centenas de ações judiciais.

O novo estudo foi publicado no “Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery”.

Os autores, Dr. Terence M. Davidson e Dra. Wendy M. Smith, aplicaram nove critérios usados em 1965 pelo Sir Austin Bradford Hill para demonstrar uma ligação causal entre cigarros e câncer de pulmão. Os critérios de Bradford Hill incluem um exame da força da associação entre o fator de risco e a doença, assim como a consistência, especificidade, relação no tempo, plausibilidade biológica e evidências experimentais, e se uma grande exposição leva a um maior grau da doença.

Davidson, diretor da clínica de disfunção nasal da Universidade da Califórnia, em San Diego, afirmou não haver perigo no gluconato de zinco tomado oralmente, mas que, se aspirado pelo nariz, ele poderia queimar tecido olfativo.

Bill Hemelt, diretor executivo da Matrixx Inc., disse que o produto é seguro. “O resfriado comum é a principal causa de perda de olfato e, naturalmente, pessoas que usam o produto e estão resfriadas estão atribuindo erroneamente o resultado ao nosso produto”.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também