MENU

Saúde

Gene ligado à depressão pode ser influenciado pelo estresse

Gene ligado à depressão pode ser influenciado pelo estresse

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Cada vez mais, a genética esclarece dilemas encontrados na vida das pessoas. Segundo um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), uma variante do gene que transporta a "serotonina" em nosso corpo, integrada ao estresse, pode causar uma predisposição à depressão.

O fato é que esse processo gera uma superatividade em uma parte do cérebro. De acordo com o nutrólogo especializado em nutrogenoma, Maximo Asinelli, essa variante do gene que transporta a serotonina já havia sido ligado à depressão nas pessoas. "O fato é que o estresse associado a esses processos acaba gerando depressão pelo fato de o cérebro estar muito carregado", explica o médico.

A pesquisa foi realizada em 48 adultos com idade média de 24,7 anos e foram utilizados questionários sobre o histórico de estresse, incluindo itens ligados diretamente ao trabalho, problemas legais, financeiros, relacionamentos, mortes, entre outros. O estudo foi baseado em imagens de ressonância magnética funcional para medir o fluxo sanguíneo em regiões específicas do cérebro.

Os resultados mostraram que, em vez de ser superativada em resposta a estímulos emocionais negativos, a amígdala cerebral das pessoas com a variante de gene curto ficava superativa mesmo em estado de repouso, particularmente nos indivíduos com altos níveis de estresse. Pessoas nessas condições mostraram um fator de risco para depressão em relação aos que possuem a variante longa do gene.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições