Gerenciamento de leitos agiliza processo de internação

Gerenciamento de leitos agiliza processo de internação

Atualizado: Terça-feira, 20 Maio de 2008 as 12

O Hospital VITA Curitiba implantou no início deste ano o sistema de gerenciamento de leitos. A nova técnica tem como principal objetivo proporcionar maior agilidade nas internações. Com o processo, a liberação de materiais e procedimentos é realizada de maneira mais prática e rápida, o que facilita toda a parte burocrática de verificação de documentos. O VITA Curitiba é o único hospital do Sul do Brasil que possui o gerenciamento de leitos, processo que evita atrasos, cancelamentos e surpresas desagradáveis na hora da internação.

De acordo com o diretor clínico do Hospital, Dr. Jackson Baduy, a idéia surgiu durante o processo de Acreditação Internacional Canadense do VITA. Para concretizá-la, todos os setores que trabalham com as etapas do processo de internação foram unificados. O médico explica que o sistema também funciona como um controle de vagas, com um mapa de internação que encaminha os pacientes para os leitos vagos, evitando a marcação de mais de um paciente para o mesmo leito.

Os departamentos que realizam a marcação e a liberação de materiais para as cirurgias, o controle de guias e da parte burocrática dos documentos e o faturamento, se juntaram em um só setor. "Com isso, os pacientes vêm ao hospital somente uma vez antes da cirurgia", comenta Baduy. Ele explica que, após a consulta pré-anestésica, o médico já encaminha o paciente direto para o setor de internação e gerenciamento de leitos para agendar a cirurgia. Todo este processo faz com que no dia da cirurgia tudo esteja tudo pronto e liberado para a internação.

De acordo com Lídia Pinto, uma das responsáveis pelo setor de internação do VITA Curitiba, com a implantação do sistema de Gerenciamento de Leitos, o número de cirurgias canceladas foi reduzido pela metade e os problemas com a liberação de guias foram praticamente anulados, aumentando ainda mais o nível de satisfação dos clientes.

Postado por: Claudia Moraes

veja também