MENU

Saúde

Governo britânico que reduzir em 50% o número de fumantes

Governo britânico que reduzir em 50% o número de fumantes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O governo da Grã-Bretanha anunciou que vai apertar o cerco contra os fumantes para reduzir em até 50% o número de pessoas que fumam na ilha nos próximos 10 anos. De acordo com a Secretaria da Saúde, hoje 20% da população britânica fuma. Até 2020, esse número deverá cair para apenas 10%, anunciou o governo.

Para atingir a meta, algumas medidas serão implementadas, como a proibição da venda de cigarros em máquinas de rua e a ampliação da legislação que proíbe o cigarro em lugares públicos fechados. Segundo a nova proposta, será proibido fumar inclusive em lugares como a entrada de edifícios.

A estratégia do governo inclui também programas para evitar que os jovens desenvolvam o vício ao terem contato com cigarro ilegalmente importados e vendidos a preços muito baixos. Para aqueles que desejam parar de fumar, a Secretaria da Saúde colocará à disposição programas de ajuda.

"Essa estratégia reforça nosso compromisso de erradicar os malefícios trazidos pelo cigarro, e acredito que possamos reduzir à metade o número de fumantes", disse Andy Burnham, secretário da Saúde. "Um dia, num futuro não tão distante, vamos olhar para trás e será difícil entender porque as pessoas fumaram um dia", afirmou.

Do outro lado, grupos que defendem os interesses das empresas de tabaco afirmam que as novas medidas interferem na liberdade dos britânicos de escolher como querem viver. "Quando o governo começa a impor metas a situação fica perigosa, já que a única maneira de atingir essas metas é introduzindo uma legislação não liberal e draconiana", disse à rede BCC Simon Clark, diretor de um grupo de lobistas.

Todos os anos, o cigarro mata 80.000 pessoas na Grã-Bretanha e custa ao governo 2,7 bilhões de libras (cerca de 8,1 bilhões de reais).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições