Governo diz que laboratórios atrasam envio de vacina contra gripe suína

Governo diz que laboratórios atrasam envio de vacina contra gripe suína

Atualizado: Quarta-feira, 17 Março de 2010 as 12

Fabricantes da vacina contra a gripe A (H1N1), popularmente chamada de suína, estão entregando o produto no limite dos prazos para as etapas da megacampanha de vacinação, com atraso em relação ao cronograma ideal, diz o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. Mas, segundo ele, até o momento não há "nenhum comprometimento sério" da imunização. Os laboratórios negam o atraso.

Segundo o diretor, os imunizantes têm chegado fora do prazo ideal (15 dias antes do início da etapa da vacinação), em datas muito próximas do começo das etapas programadas até maio. Ele afirmou que os laboratórios disponibilizaram as vacinas com tanto atraso que só anteontem as últimas doses da primeira fase da campanha, que começou no dia 8, puderam ser enviadas para alguns Estados.

Hage afirma que o problema atinge todos os fornecedores (Novartis, GSK e Sanofi-Aventis), incluindo o Instituto Butantã, do governo de São Paulo. Caso ocorram atrasos no cronograma, os fornecedores poderão ser multados.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também