Governo faz parceria para produzir novos medicamentos

Governo faz parceria para produzir novos medicamentos

Atualizado: Quinta-feira, 1 Novembro de 2012 as 8:19

 

O ministro da Saúde, nessa quarta-feira (31), durante a 3ª Reunião do Comitê Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), anunciou novas parceria entre o governo e laboratórios farmacêuticos públicos e privados.

A parceria é constituída na produção nacional de 19 medicamentos e duas vacinas, que serão oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento inicial é de R$5,7 bilhões, propiciando uma economia na compra de medicamentos de RS940 milhões neste ano e R$2,7 bilhões até 2014. Os remédios serão destinados a doenças como câncer, mal de Parkinson, Aids e distúrbios psicológicos.

O maior destaque nesse acordo, entre a lista dos remédios, é o Fator VIII Recombinante, produto de última geração que faz tratamento de hemofilia A.

Os acordos de transferência de tecnologia foram assinados por meio de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Esse tipo de parceria visa fomentar o desenvolvimento da capacidade da indústria nacional estimulando o desenvolvimento de novos produtos e ampliando o acesso da população a tecnologias estratégicas; além estimular a produção local de itens de alto custo e de fortalecer os produtores públicos, ampliando seu papel de regulação de mercado.

Com informações de Portal Planalto

veja também