Grandes mobilizações na prevenção da obesidade e diabetes na infância

Grandes mobilizações na prevenção da obesidade e diabetes na infância

Atualizado: Segunda-feira, 11 Julho de 2011 as 11:32

Atualmente os temas de educação em diabetes e comportamento tem ganhado ênfase nos grandes eventos médicos. Tanto é assim, que um dos simpósios do 71º Congresso da Associação Americana de Diabetes abordou justamente esses assunto. Com tamanha agenda para o encontro dos 15.000 participantes do Congresso, a família da criança diabética ganhou destaque, um destaque especial para aquelas com filhos obesos e com diabetes tipo 2. O tema girou em torno das necessárias modificações no estilo de vida das famílias, no sentido de propiciar um ambiente favorável à prevenção e tratamento da obesidade infantil.

A obesidade infantil tem sido um tema mundialmente abordado. Nos Estados Unidos a primeira dama Michele Obama tem se encarregado de encabeçar uma grande mobilização em favor da alimentação saudável e atividade física para os pequenos. Além dela, o badalado chefe de cozinha Jamie  Oliver iniciou um programa chamado  Revolução Alimentar, que engloba vários projetos incluindo aulas de culinária e orientação alimentar nas escolas e nas comunidades. Tem percorrido os Estados Unidos em um grande caminhão transformado em uma moderna cozinha móvel. Tudo com intuito de mudar os hábitos alimentares americanos com um foco bem estabelecido na educação alimentar infanto-juvenil.

Voltando à dura realidade brasileira, o que deparamos em nosso atendimento médico e nutricional às crianças com sobrepeso e obesidade são as grandes dificuldades em educar e mobilizar as famílias em prol da saúde de seus filhos. Essa é uma tarefa ainda sem o respaldo governamental no Brasil. Por aqui, não temos, ainda, nenhuma mobilização nesse sentido. Enquanto isso, os pais devem tentar rever seus hábitos e mudá-los em favor da saúde dos seus filhos. Isso não só será útil para as crianças, como para a saúde dos próprios pais.

veja também