MENU

Saúde

Grão rico em proteína, amaranto ajuda a combater o colesterol

Grão rico em proteína, amaranto ajuda a combater o colesterol

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Consumido na região do Peru desde o tempo dos incas, o amaranto é um arbusto com flores grandes com duas vezes mais proteínas que o trigo comum.

Ele tem uma quantidade maior de proteína de alto valor biológico e também uma grande quantidade de cálcio de ferro e de zinco.

Além disso, possui uma quantidade de fibra bastante alta. O amaranto passou a ser estudado a partir dos anos 60 em vários locais no mundo.

Pesquisadores da Faculdade de Nutrição da USP (Universidade de São Paulo) conseguiram comprovar em um estudo feito com hamsters durante dois meses, em 2005, que o amaranto reduz os níveis do colesterol total do sangue, ou seja, a gordura que vai formar placas nas veias e artérias.

O valor nutricional do grão também é comparável ao valor nutricional do leite, tornando-se ideal para crianças e mulheres em fase de gestação e lactação.

Como consumir o amaranto? A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e vem sendo utilizada para a criação de barras de cereais, granola e até salgadinhos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições