HC inaugura primeiro centro de reimplante 24 horas do país

HC inaugura primeiro centro de reimplante 24 horas do país

Atualizado: Sexta-feira, 27 Agosto de 2010 as 4:23

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) inaugura o seu primeiro Centro de Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia de Mão, o primeiro do país a ter equipes especializadas de plantão, atendendo 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

A equipe do grupo de mão do HC, que contava com seis médicos, ganhou um reforço de mais 25 profissionais especializados - dez médicos, cinco terapeutas ocupacionais, cinco auxiliares de enfermagem, três enfermeiras e dois assistentes sociais.

Uma sala foi inteiramente equipada para atender aos casos de reimplantes, amputações, fraturas expostas graves associadas à perda do revestimento cutâneo e lesões de nervos periféricos.

Segundo José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do HC, atualmente, estão sendo realizadas cerca de 70 microcirurgias por mês.

- O novo centro traz à população avanços da medicina que tornam possível a recuperação de um membro, evitando a amputação, e amplia a capacidade de realização de reimplantes.

Além de possibilitar a ampliação de atendimentos, o centro facilita a recuperação dos pacientes e gera economia à instituição. Segundo o ortopedista e chefe do grupo de mão do HC, Rames Mattar Júnior, como o atendimento primário é feito com agilidade e por especialistas - levando o paciente imediatamente à operação -, o tempo de internação tem sido muito menor.

- Isso diminui sequelas e quadros infecciosos.

Segundo o médico, o Brasil vive uma epidemia de traumas graves, causados por diversos motivos, como acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito.

Levantamento do IOT mostrou que, somente no segundo semestre de 2009, deram entrada no Pronto Socorro 255 acidentados de moto, dos quais 84 precisaram de internação (média de 18 dias de internação). Desses, 54% tiveram fraturas expostas e 12% lesões neurológicas periféricas.

veja também