HC traz terapia esportiva para pacientes com paralisia cerebral

HC traz terapia esportiva para pacientes com paralisia cerebral

Atualizado: Quinta-feira, 25 Outubro de 2012 as 2:43

 

paralisia cerebralTerapia esportiva é uma atividade realizada com pacientes portadores de alguma deficiência pelo grupo de medicina esportiva do Instituto de Ortopedia. Composto por professores de educação física, fisioterapeutas, ortopedistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, auxiliares de enfermagem e voluntários.

Nessa quinta-feira (25/10), o grupo de terapia esportiva de São Bernardo realizou um evento com portadores de paralisia cerebral, atendidos no instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, trazendo a sensação de estar em cima de um skate.

Os oito esportistas que participaram do movimento ajudaram a estimular por meio das atividades várias tarefas, como: ganho de força nos membros, equilíbrio dinâmico, coordenação motora e, o mais importante, sociabilização e integração entre pacientes e voluntários.

O grupo explora durante as aulas, movimentos e atividades que são impossíveis de serem realizadas e serem vistas em consultórios. Além de estimular o movimento, as atividades estimulam o desenvolvimento de eventuais dificuldades encontradas.

“Acredito que este contato trará experiências positivas para nosso grupo e a oportunidade de passarmos um pouco de nosso conhecimento do esporte para estes pacientes”, diz Lima.

Após o encontro, os pacientes se perceberam capazes, cada um com o seu limite, de realizarem atividades diferentes das encontradas no seu dia a dia. 

Com informações de Agência HC de Notícias 

veja também