Hemangioma - 80% dos casos desaparecem até os 8 anos

Hemangioma - 80% dos casos desaparecem até os 8 anos

Atualizado: Quarta-feira, 14 Maio de 2008 as 12

Seu filho nasceu com hemangioma e você nem sabe o que é? Não se desespere, trata-se de um tumor benigno formado por vasos sangüíneos e, em 80% dos casos, some até os 7 ou 8 anos de idade. Pode ser congênito, ou seja, nascer com a pessoa ou aparecer nos primeiros anos de vida.

De acordo com a dermatologista Sandra Durão, apenas em poucos casos é necessária uma intervenção. "Quando é perto da boca, dos olhos ou nas articulações, como o joelho, a gente deve intervir para não atrapalhar a alimentação, a visão ou causar problemas quando a criança começar a engatinhar", informa.

O hemangioma pode aparecer na pele e em órgãos, como estômago e fígado. O primeiro não costuma apresentar sintomas, já nos órgãos podem ocorrer alguns sintomas que dependem da localização. "Normalmente, o médico desconfia e faz exames de imagens, como ultra-sonografia e tomografia. Mas há casos em que a pessoa só vai saber que tem hemangioma em algum órgão quando faz um exame para um problema e é verificada a presença da doença. Apesar de muito difícil, é possível que ocorra hemorragia", explica.

Em relação ao tratamento, a médica informa que, quando necessário, pode ser feito com corticóide oral e venoso no caso de hemangioma na pele. "Muitas vezes, a doença não causa nenhum prejuízo à saúde, mas o problema emocional pode ser tão grande que é feita uma intervenção com laser", informa.

Postado por: Claudia Moraes

veja também