Hepatite B pode não apresentar sintomas, mas causar câncer no fígado

Hepatite B pode não apresentar sintomas, mas causar câncer no fígado

Atualizado: Sexta-feira, 23 Julho de 2010 as 9:05

A hepatite B é uma infecção nas células do fígado causada por um vírus. Ela é transmitida através do contato com sangue ou fluidos corporais de alguém infectado. O vírus da hepatite é bastante resistente, podendo sobreviver sete dias em ambiente externo. A doença é misteriosa: é possível ter hepatite B e não saber. Se você não apresentar nenhum sintoma, vai achar que está apenas gripado. Enquanto isso, o vírus vai inflamando seu fígado e você pode ser um transmissor da doença sem saber.

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar o número de grupos priorizados para a vacinação contra a doença. Antes, a vacinação gratuita contra hepatite B era dada em recém-nascidos, crianças e adolescentes de até 19 anos.

Com a mudança, serão beneficiados gestantes após o terceiro mês de gravidez, manicures, pedicures, podólogos, mulheres que tem relações sexuais com mulheres, travestis, caminhoneiros, portadores de doenças sexualmente transmissíveis e doenças do sangue, além das populações de assentamentos e acampamentos. Foram compradas mais de 18 milhões de doses da vacina do Instituto Butantã, do Estado de São Paulo, além das 15 milhões que já eram usadas todos os anos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também