Hidroterapia estimula parto normal

Hidroterapia estimula parto normal

Atualizado: Quinta-feira, 30 Abril de 2009 as 12

A Secretaria de Estado da Saúde, através do Hospital Leonor Mendes de Barros, oferece hidroterapia gratuitamente para as gestantes, principalmente adolescentes, que fazem seu pré-natal no hospital.

Em parceria com a Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), a gestante que se interessar pelo programa passa por uma avaliação clínica, que determina se ela esta apta para realizar a atividade.

Além disso, ao entrar para o grupo, elas participam de palestras educativas com temas diversificados a cada semana, que abordam o processo fisiológico da gestação, parto, puerpério (fase pós-parto), bem como as relações com o recém-nascido e o aleitamento materno. A terapia estimula o parto normal, além de diminuir o índice de complicações pré e pós operatório, dores posturais e ajuda a controlar a pressão e a glicemia.

"A realização de exercícios na água durante a gestação favorece a adaptação metabólica e cardiovascular materna. Além disso, a água proporciona menor gasto de energia, e possibilita que haja uma diminuição nos edemas e nos inchaços típicos do período gestacional", afirma a Diretora de Apoio Técnico do Hospital, Elizabeth Yamada.

O Centro de Estudos do Leonor doa o valor do transporte para as mães que precisarem, para que elas possam ir até a Universidade parceira, onde são ministradas as aulas por professores e estagiários do curso de fisioterapia da faculdade.

O Hospital está localizado na Avenida Celso Garcia nº2477 - Belenzinho - São Paulo

veja também