Hipertensão aumenta o risco de doença cardiovascular

Hipertensão aumenta o risco de doença cardiovascular

Atualizado: Terça-feira, 22 Abril de 2008 as 12

Quando foi a última vez que sua pressão arterial foi verificada? A pergunta deve chamar a atenção de todos porque a simples avaliação da pressão arterial é capaz de detectar uma situação que acomete uma grande proporção de nossa população: a Hipertensão Arterial.

Quando não detectada e/ou não controlada de forma adequada, a Hipertensão Arterial aumenta o risco de doenças cardiovasculares, isto é, facilita o aparecimento de doenças no coração (como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca), no cérebro (como o acidente vascular cerebral) e nos rins (insuficiência renal, por vezes chegando à necessidade de hemodiálise).

Estima-se que ao redor de 23% da população geral tem Hipertensão Arterial, mas grande número de indivíduos não sabe que tem seus valores de pressão arterial elevada, isto é, está ainda sem diagnóstico. De forma importante, entre os indivíduos que já sabem ser hipertensos, metade está fazendo algum acompanhamento médico, e destes, somente uma pequena porcentagem (menos de 20%) apresenta níveis de pressão arterial considerados adequados.

Como mudar esse cenário? Há necessidade de alertar a população para que procure atendimento médico para diagnosticar a Hipertensão Arterial, e uma vez que o indivíduo saiba ser hipertenso, ele deve fazer o acompanhamento de forma regular, seguindo corretamente as orientações médicas.

É importante destacar que além da Hipertensão Arterial, outras condições estão associadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como o excesso de peso (obesidade), a elevação dos níveis de glicose (Diabetes Mellitus) e do colesterol (Dislipidemia) do sangue, a falta de atividades físicas de forma regular (sedentarismo) e o hábito de fumar (tabagismo). Pacientes com Hipertensão Arterial freqüentemente apresentam os fatores de risco descritos acima, aumentando ainda mais o seu risco cardiovascular global.

No dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Confira algumas dicas:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10. Ame e seja amado.

veja também