Hoje é Dia Mundial do Câncer: saiba o que e quanto comer para se prevenir

Hoje é Dia Mundial do Câncer: saiba o que e quanto comer para se prevenir

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 2:45

Hoje, dia 4 de fevereiro, é Dia Mundial do Câncer (data instituída pela União Internacional de Controle do Câncer – UICC) – a segunda doença que mais causa mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Sim, os números assustam e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, se não houver nenhuma intervenção, haverá cerca de 12 milhões de mortes por câncer até 2030 no mundo. Somente em 2010, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), surgiram mais de 489 mil novos casos da doença em todo o país. Entretanto, na contramão do avanço da doença, o índice de cura tem aumentado substancialmente. Há 50 anos, o índice de mortalidade era de 70%. Hoje, mais de 50% dos doentes conseguem se curar. E esse número poderia ser reduzido ainda mais se houvesse alterações em alguns hábitos de vida, como o fumo, sedentarismo e alimentação não saudável.

Saiba o que e quanto comer para prevenir a doença:

Linhaça: se há caso de câncer de ovário ou de próstata na família, inclua uma colher das de chá dessas sementes no cardápio.

Brócolis: as mulheres podem se proteger contra o câncer de mama com uma xícar ade chá do vegetal, duas vezes ao dia.

Farelo de trigo: as fibras das duas colheres de sopa do alimento podem ajudar a reduzir os riscos da doença nas mamas e no intestino. Inclua o cereal no cardápio uma ou duas vezes ao dia.

Feijão: uma concha por dia é suficiente para evitar que tumores se desenvolvam nas mamas e no intestino. Mas não exagere no consumo, porque a leguminosa provoca gases.

Laranja: uma fruta por dia garante a proteção contra vários tumores.

Iogurte: dois copos por dia, diem os especialistas, ajudam a prevenir e, até, interromper o câncer de cólon.

Soja: inclusa esse grão no menu diário: duas colheres de sopa dele, um copo de seu leite ou ainda duas colheres de sopa de sua farinha.

Tomate: um fruto médio por dia é a dose necessária para contr vários tipos de câncer.

Abóbora: meia xícara de chá de abóbora crua ralada, uma vez ao dia, previne tumores de próstata, mama e bexiga.

veja também