Homens casados com mulheres jovens têm maior expectativa de vida

Homens casados com mulheres jovens têm maior expectativa de vida

Atualizado: Quinta-feira, 13 Maio de 2010 as 8:49

O casamento é mais benéfico para os homens do que para as mulheres, pelo menos para aqueles que querem ter uma vida longa. Um estudo conduzido pelo Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, de Rostock, na Alemanha, mostrou que homens casados com mulheres mais jovens acabam vivendo mais anos do que os outros.

Já para o sexo oposto, o estudo mostrou uma relação contrária. De acordo com a pesquisa, quanto maior for a diferença de idade da mulher para o marido, menor será sua expectativa de vida - independentemente se ela for mais jovem ou mais velha do que ele.

O estudo, publicado nesta quarta-feira, dia 12, no Jornal Demography, avaliou quase dois milhões de casais dinamarqueses.

Os resultados indicam que um homem entre sete e nove anos mais velho do que a sua esposa tem um risco de morte cerca de 11% menor quando comparado aos casais com a mesma idade. Por outro lado, quando o marido é mais jovem do que a mulher, sua expectativa de vida é mais baixa.

Já para as mulheres casadas com homens entre sete e nove anos mais jovens, o risco de mortalidade aumenta em 20%.

Segundo Sven Drefahl, pesquisador do instituto alemão, durante anos se acreditou que as pessoas que escolhiam parceiros mais jovens faziam isso porque eram mais saudáveis.

- Essas teorias terão de ser reconsideradas.

No entanto, as razões para a diferença nas taxas de mortalidade ainda não estão claras.

- Uma das possíveis explicações seria a de que casais com maridos mais jovens violam normas socialmente aceitas, fazendo com que sofram sanções sociais.

Quando os casais estão fora dos padrões considerados normais, diz Drefahl, eles são excluídos socialmente e acabam recebendo menos apoio, o que pode resultar em uma vida menos alegre e mais estressante. Isso reduziria a saúde e aumentaria a mortalidade.

Independente desses fatores, o pesquisador alerta que, em geral, os casamentos são mais favoráveis para a saúde, já que os casados têm uma expectativa de vida maior do que os solteiros.

veja também