Homens e mulheres mais atraentes são mais extrovertidos

Homens e mulheres mais atraentes são mais extrovertidos

Atualizado: Terça-feira, 6 Julho de 2010 as 4:04

Geralmente, as pessoas tendem a pensar que os traços de personalidade são determinados pelos genes, diz o psicólogo evolucionista Aaron Lukaszewski da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Mas testes realizados por sua equipe mostraram que os homens mais fortes e mais atraentes e as mulheres mais atraentes são os mais extrovertidos, relatou o pesquisador em um encontro da Sociedade de Comportamento Humano e Evolução. A informação foi revelada pela revista científica New Scientist nesta segunda-feira (5).

O psicólogo explica que existe uma falha no raciocínio de que os traços são determinados pela genética: se a personalidade fosse rigidamente determinada, os indivíduos acabariam lidando errado com as circunstâncias de sua vida.

Segundo os pesquisadores, a extroversão expõe as pessoas ao conflito social, ou seja, às diferenças entre as pessoas. Homens "fracotes" tendem a sofrer muito nesses encontros, enquanto os homens atraentes e musculosos podem se beneficiar.

Para evitar incompatibilidades, Lukaszewski diz que a evolução deve ter favorecido um sistema mais flexível. Para testar a ideia, ele mediu a força de estudantes - 85 homens e  89 mulheres - e lhes pediu para avaliarem seu poder de atração em relação aos seus colegas. Depois, eles fizeram um teste de personalidade para medir o quanto eram extrovertidos.

A força física e as notas dadas pelas pessoas ao seu poder de atração explicaram uma variação de 30% na extroversão dos voluntários, um valor alto para algo tão abstrato como a personalidade.

Como a força e o poder de atração possuem uma forte base genética, pode ser que a maior parte da base genética da personalidade seja uma resposta a outros genes. Em outras palavras, podemos aprender nossas personalidades e depois ajustá-las a situações que vivemos no dia a dia.

O próximo passo, agora, será modificar a avaliação de força ou capacidade atração de um indivíduo cercando-o com outras pessoas excepcionalmente fortes ou atraentes para ver se se isso afetaria sua pontuação em extroversão.

veja também