Homens são principais vítimas de câncer no Brasil

Homens são principais vítimas de câncer no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 26 Agosto de 2011 as 11:43

De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, homens são os que mais morrem vítimas de câncer no Brasil.

As diferenças nos índices de morte entre os sexos são expressivas: 82,7 para cada 100 mil homens e 62,5 para cada 100 mil mulheres. Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais causa mortes no Brasil e no mundo (75,5 mortes para cada 100 mil brasileiros), perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.  

Estudo da  American Cancer Society , que levantou dados dos casos de câncer entre 1977 e 2006 nos Estados Unidos, confirma essa tendência também no exterior. Segundo a análise, feita com 36 tipos diferentes de câncer que afetam ambos os sexos, mais homens foram diagnosticados e morreram da doença do que mulheres. Leucemia, câncer de cólon e reto, pâncreas e fígado mataram até duas vezes mais homens do que mulheres. Além disso, o câncer de pulmão matou quase duas vezes e meia mais homens durante o período do que mulheres.

Vários fatores fazem a mortalidade masculina ser maior do que a feminina. Um deles é que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Isso porque homens se expõem mais a situações de risco, como fumar e beber.  

Além disso, mulheres fazem exames com mais frequência (o que ajuda a diagnosticar o câncer em suas fases iniciais, facilitando o tratamento), são mais preocupadas com a saúde e com a alimentação saudável.  

veja também