O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, foi credenciado no dia 6 de maio pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal pelo convênio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital poderá realizar em média 10 procedimentos por mês, totalizando 142 por ano. O repasse da verba da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo será da ordem de aproximadamente R$ 99 mil mês. Para esse credenciamento o HMCP fez melhorias nas estruturas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Neonatal.
Segundo o cirurgião cardíaco Fernando Antoniali foi criado um Ambulatório de Cardiopediatria Pré-Operatório. As crianças e bebês passam por uma preparação antes da cirurgia, explica. O atendimento será realizado por meio de encaminhamento médico do próprio hospital, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de outras unidades de saúde.
A senhora Eliene Soares Rodrigues de Carvalho não escondeu a emoção quando recebeu a notícia que seu filho Deybti Barbosa Rodrigues de 1 ano de idade, estava bem após sua cirurgia cardíaca de Correção Interventricular (CIV), que tinha de nascença. ''Agora estou tranquila, graças a Deus tudo está bem'', diz. Deybti foi à primeira criança operada após o credenciamento.
O Hospital e Maternidade Celso Pierro já é credenciado para cirurgia cardíaca, em adultos, desde outubro de 2006. Em Campinas, além do Celso Pierro o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, também, é credenciamento pelo SUS para realizar cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia