Hospital Menino Jesus atenderá crianças com fissura labial

Hospital Menino Jesus atenderá crianças com fissura labial

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 8:31

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus inaugura nesta terça-feira, 7, um novo fluxo que permitirá que todos os bebês nascidos na rede pública municipal - pelo Programa Mãe Paulistana - e apresentem fissura labiopalatal (como lábio leporino) sejam encaminhados ao ambulatório da instituição.

Antes mesmo da alta da maternidade, os bebês terão consulta marcada com o cirurgião plástico que avaliará os casos, possibilitando tratamento completo, com avaliação multidisciplinar de nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e cirurgião.

O novo projeto é fruto de um planejamento estabelecido entre o Instituto de Responsabilidade Social sírio-libanês (IRSSL) e a Secretária Municipal da Saúde de São Paulo.

Problema atinge 1 em cada 1,6 mil

A fissura lábiopalatal é uma malformação ligada principalmente às condições nutricionais da gestante e pode trazer, além de problemas estéticos, dificuldades de respiração, mastigação e dicção. Dados da Central de Informações da Prefeitura de São Paulo indicam que a incidência é de um para cada 1,6 mil nascimentos.

O tratamento é cirúrgico, e um dos principais serviços da cidade encontra-se no Menino Jesus, único hospital pediátrico municipal, administrado pelo IRSSL. No local, são realizadas atualmente cerca de 16 operações por mês. O hospital fica na Rua dos Ingleses, 258, Bela Vista.

veja também