Hugo Chávez anuncia fim da quimioterapia

Hugo Chávez anuncia fim da quimioterapia

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 8:49

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou a Caracas nesta quinta-feira (22), depois de ter finalizado o quarto ciclo de quimioterapia, e anunciou a conclusão do tratamento feito em Havana, Cuba.

"Podemos dizer, graças a estes resultados, que terminou a fase de quimioterapia. Fechamos o ciclo da quimioterapia e agora vamos nos dedicar à recuperação plena de toda a parte física", afirmou Chávez em sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, onde foi recebido pelos integrantes de seu gabinete.

O presidente disse que agora seguirá o tratamento de fisioterapia e de recuperação progressiva e plena, e pediu que sejam deixados de lado os rumores sobre sua doença.

"Sei que continuam as especulações, não façamos caso disso. Eu me sinto bem, muito bem, continuarei assumindo o ritmo adequado dos meus trabalhos de governo, à frente do governo, à frente do Estado, à frente do movimento revolucionário", afirmou.

Vestido com uma roupa esportiva da Academia Militar, Chávez ressaltou que os resultados do tratamento "foram altamente bem-sucedidos, de novo graças a Deus, graças à ciência médica", disse, mencionando ainda Cuba e os líderes da ilha, Fidel e Raúl Castro.

"Depois destas 15 semanas de intensa jornada, de dura batalha, sinto que nasci de novo", afirmou, fazendo alusão ao período que transcorreu desde que foi operado de um tumor, em 20 de junho. O governo venezuelano não divulga detalhes sobre a doença.

Cinco horas de conversa

Chávez se reuniu durante quase cinco horas com os irmãos Fidel e Raúl Castro em Havana antes de voltar para seu país, informou uma nota oficial.

A breve informação, publicada na primeira página dos dois jornais oficiais, "Granma" e "Juventud Rebelde", está acompanhada de uma foto onde Raúl Castro, de uniforme militar, se despede de Chávez no aeroporto.

"Todos os exames resultaram muito positivos de todos os pontos de vista e podemos dizer que terminou a fase de quimioterapia; fechamos a etapa e agora vamos nos dedicar à recuperação plena", assinalou Chávez pouco depois de aterrissar no aeroporto de Maiquetía, perto de Caracas.

veja também