Implante dental pode mudar a vida de uma pessoa

Implante dental pode mudar a vida de uma pessoa

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 9:43

Até poucos anos atrás, havia penas três explicações para perdas precoces dos dentes. A piorréia, que gerava um amolecimento dos dentes, cáries extensas e difíceis de serem tratadas e até mesmo dentes fora de posição e tortos. Depois desses diagnósticos, lá vinha o dentista com uma proposta de substituir esses dentes por pontes-fixas ou até próteses totais (dentaduras).

Enfim, muitas eram as razões e limitações que levavam ao sacrifício dos dentes e como alternativa para recompor tais dentes removidos, desenvolviam-se aparelhos e sustentações protéticas que acabavam por envolver outros dentes saudáveis, e com o passar dos tempos, muitas acabavam condenados também.

Hoje em dia, a odontologia está mais especializada e o Brasil é visto como um dos berços de produção cientifica na área, contribuindo muito para o desenvolvimento mundial de novas técnicas na odontologia. Porém, o nosso país ainda está longe de ser um lugar de bocas saudáveis e livres da doença cárie e periodontal, principais vilões da perda dental.

Assim como aqueles problemas antigos eram definidos e tratados sem muitas explicações, a vida de hoje cria novas mudanças de hábitos e consequentemente mais comprometimento com a saúde bucal, que é rotulada como o cartão de visita da pessoa.

Hábitos como apertamento e bruxismo (do termo inglês Brush = escova) podem contribuir para o comprometimento do dente, além da vida estressante e descontrolada que os problemas diários.No entanto, há alguns anos, surgiram procedimentos cirúrgicos que pudessem recompor estes espaços aonde foram removidos os dentes: implantes dentários!

Porém, assim como tudo que é novidade tem seus pontos negativos e positivos, os implantes dentários já estão muito bem testados e aprovados. Recentemente foi comemorado os 20 Anos da Ossoeintegração - Implantes no Brasil em que foi lançado um livro sobre tudo que envolve esse tema: enxertos, gengivas, estética, modelos de implantes, problemas e soluções.

Enfim, um livro bem completo no qual tive a oportunidade de escrever um capítulo sobre técnicas de enxerto minimamente invasiva e com resultados excelentes para o paciente, com o mínimo de trauma e tempo curto de procedimento (cirurgia de 20minutos).

Assim, os implantes podem recompor os espaços na boca, que antes existiam dentes, de forma mais estética e da forma que melhor combinar com a harmonia facial do paciente, pois os dentes são compostos de uma parte o implante (exercendo as funções da raiz dentaria) e coroa de porcelana (copiando a dente pré-existente) que pode ser confeccionada de acordo com a gosto e vontade do paciente e cirurgião-dentista, tendo como base fundamental a função correta na boca: mastigação, oclusão e fonética.

Desta forma, na atualidade, os implantes podem devolver ao paciente uma condição de vida social excelente, transformando o sorriso num cartão de visita fenomenal e ainda dar condições a pessoa em poder comer qualquer alimento sem estar se preocupando se as próteses se soltarem, dentes quebrarem ou se haverá uma retenção de alimentos.

No entanto o paciente necessita pesquisar a fundo o tema implantes, assim como as qualificações do profissional que vai intervir nos procedimentos para que ao final de toda reabilitação a pessoa possa tenha um trabalho de validade ilimitada.

veja também