Implante dentário sem cortes chega ao Brasil

Implante dentário sem cortes chega ao Brasil

Atualizado: Quarta-feira, 4 Junho de 2008 as 12

Se antigamente os dentistas apostavam em pontes e dentaduras para resolver o problema da falta de dentes em seus pacientes, hoje contam com alta tecnologia para a execução de procedimentos que parecem ter saído de filmes de ficção. Esse é o caso do novíssimo Navegator System, que faz sua estréia brasileira no Centro de Excelência em Reabilitação e Estética Oral (CIR), com sede em Brasília. "As grandes vantagens da novidade são a não necessidade de cortes, o menor tempo de cirurgia, o pós-operatório mais rápido e maior conforto para o paciente", diz Aurélio Belas, mestre em Implantodontia e diretor do CIR.

Como Funciona - Um implante dentário (feito de liga de titânio) substitui a raiz do dente ausente e é inserido no osso maxilar, que deve ter altura e largura suficiente para isso. Com a nova tecnologia, um guia indica ao profissional o local e o ângulo exatos para a instalação do implante. Antes, o profissional lança mão de exames de tomografia computadorizada para planejamento preciso do procedimento. "Utilizamos também softwares específicos para gerar um modelo em três dimensões, que reproduz com exatidão a região e o próprio implante", explica Dr. Aurélio.

Desenvolvido pela empresa norte-americana 3i®, o sistema Navegator System espelha o que há de mais avançado no mundo. "Uma das vantagens da tecnologia é que ela opera através da chamada 'arquitetura aberta', ou seja, temos liberdade para escolher o plano de tratamento, o software e o laboratório de prototipagem melhor para cada caso", complementa o especialista.

Impacto - A falta de um ou mais dentes afeta a saúde biopsicossocial, que vai muito além da função da mastigação. O quadro interfere diretamente na imagem e, conseqüentemente, na auto-estima do paciente. "Afeta sua forma de ser e de estar no mundo, suas relações", comenta o diretor do Cir.

Verdades sobre o Implante Guiado

Mesmo para implantes guiados por computador, o paciente deve ter altura óssea suficiente. A largura do osso deve ser maior que 4 mm. A prótese pode ser feita antes mesmo da instalação dos implantes. A prótese métalo-cerâmica pode ser instalada um mês após a cirurgia, quando se utiliza o implante nanotite. É importante que o implante seja de primeira linha para evitar decepções. A tecnologia é importante, mas a habilidade do profissional é indispensável. Nem sempre é possível instalar dentes após a cirurgia guiada. Mitos sobre o Implante Guiado

Qualquer caso pode ser realizado com cirurgia guiada. Trata-se de um procedimento simples de ser realizado. Todo paciente pode receber carga imediata logo após a cirurgia.  

Postado por: Claudia Moraes

veja também