Infarto e doenças cardiovasculares ocasionadas por barulho de aviões

Risco de infarto e doenças cardiovasculares podem ser causadas pelo barulho dos aviões

Atualizado: Quarta-feira, 9 Outubro de 2013 as 1:13

Um estudo realizado por cientistas do Imperial College e King's College, de Londres, concluiram que, barulho dos aviões pode trazer risco de infarto e doenças cardiovasculares em 20% entre residentes próximo a aeroportos. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (09) no "British Medical Journal". 

A pesquisa analisou os 12 bairros mais próximos ao aeroporto de Heathrow (oeste de Londres) expostos a um elevado barulho de aviões, com uma população total de 3,6 milhões de pessoas.

barulho de aviaoO estudo foi baseado nos dados do nível de barulho proporcionados pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CCA) em 2011 e se centrou naqueles lugares onde o barulho de aviões supera os 50 decibéis, o volume padrão estabelecido em uma conversa entre duas pessoas.
 
"O barulho de um avião pode ser um incômodo para algumas pessoas e pode afetar a pressão arterial e conduzir a uma doença", declarou Anna Hansell, do Imperial College, à rede "BBC".
 
Foi necessário alertar, segundo a pesquisa, sobre o alto risco de morte dos 70 mil habitantes que residem em zonas vulneráveis -2% da amostra estudada- como consequência de um ataque de coração e o número de vezes que têm que comparecer ao hospital para tratar de suas patologias.
 
De acordo com outro pesquisador do estudo, Stephen Stansfeld, assegurou que "estes resultados nos deixam deduzir que a exposição ao barulho dos aviões tem efeitos diretos sobre a saúde das pessoas e de seu entorno".
 
 
Com informações de: Terra

veja também