Infartos pela manhã causam mais danos que em outro momento.

Infartos pela manhã causam mais danos que em outro momento.

Atualizado: Terça-feira, 3 Maio de 2011 as 8:58

Ataques cardíacos no período da manhã são mais perigosos que em qualquer outro momento. De acordo com uma pesquisa doCentro Nacional de Pesquisa Cardiovascular em Madri , Espanha, quem tem o problema entre 6h e 12h pode apresentar um quinto a mais de danos no músculo cardíaco.

Os cientistas analisaram 811 pacientes que deram entrada no hospital entre 2003 e 2009. Todos sofreram infarto do miocárdio com elevação do segmento ST. A equipe mediu os níveis de determinadas enzimas, que se elevam de acordo com o prejuízo, como informou o jornal   Daily Mail .

Acredita-se que a ligação com o período do dia esteja relacionada a mudanças naturais do corpo. De manhã, a pressão arterial é mais alta e o metabolismo e as taxas de hormônios como o cortisol aumentam.

Os resultados do estudo, divulgado pela publicaçãoHeart , apontaram que 269 voluntários tiveram ataque entre 6h e 12h; 240, entre 14h e 18h; 161 entre 18h e 24h; e 141, entre 24h e 6h. Vale lembrar que já é estabelecido que a probabilidade de acontecer é maior pela manhã.

veja também