Substância contida em batatas-fritas de fast food podem causar câncer

Ingredientes contidos em batatas-fritas de fast food podem causar câncer

Atualizado: Segunda-feira, 14 Outubro de 2013 as 2:30

Ir ao fast food e não comer batatas, não é a mesma coisa. Já faz parte do cardápio comer lanche acompanhado de saborosas batatinhas-fritas, salgadinhas e crocantes. É deliciosa, quentinha e perigosa. Comer muita batata-frita, entre outras coisas, pode causar câncer. E o motivo é objetivo: quando alimentos ricos em amido atingem uma temperatura acima de 248 graus, eles produzem uma substância cancerígena chamada acrilamida. É o que diz a nutricionista americana Michelle Schoffro Cook.

Segundo Michelle, nos EUA, ainda por cima, a batata frita servida em redes de fast-food como o McDonalds é composta (além da batata) por óleo de soja hidrogenado - uma gordura saturada prejudicial a saúde, além de ser extraída de soja geneticamente modificada -, um tipo de açúcar chamado dextrose, ácido cítrico como conservante, além de outros óleos, um deles parecido com butano (isso mesmo, o gás usado em isqueiros) e outras substâncias consideradas nocivas. 
 
batata-frita de fast food pode causar câncerIsso não significa que você deve eliminar a batata-frita da sua vida. É preciso tomar algumas precauções. Veja quais são elas:
 
- evite comer batatinha-frita em restaurantes fast food. Muitos argumentam que essas são as mais gostosas, mas fala a verdade - não tem nada melhor que uma batata de verdade frita em casa pela sua mãe. E dessa você não precisa ter tanto medo. Para diminuir as chances da produção da acrilamida, a substância cancerígena que surge quando a batata é exposta a altíssimas temperaturas, basta enxaguá-las com bastante água antes de fritá-las. Use água corrente e não economize na lavagem. 
 
- Asse as batatas em vez de fritá-las também reduz significativamente os problemas de saúde que elas podem causar. Basta cortá-las, regar com azeite e outros temperos (aqui você pode ficar criativo: dentes de alho, alecrim, orégano... vai do seu gosto) e assar. Não precisa me lembrar que, nesse caso, por mais gostosa que uma batata assada seja, ela continua sendo apenas uma batata assada, e não frita. Mas nunca é ruim variar as técnicas de vez em quando. 
 
- As batatas são saudáveis, é preciso consumí-las com moderação. Até 11 batatas é uma quantidade saudável pra comer em qualquer refeição, segundo nutricionistas. Divida suas batatas com a galera e coma sem risco.
 
 
Com informações de: Revista Galileu

veja também