MENU

Saúde

Invisalign - O aparelho ortodôntico invisível!

Invisalign - O aparelho ortodôntico invisível!

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Houve uma época em que o aparelho ortodôntico estava em alta. Se você não estivesse habituado à linguagem dos "brackets", era sinal que você estava completamente fora de moda.

Mas os anos 90 passaram, outras formas de realçar a beleza da boca, foram encontradas, e o aparelho voltou a ser apenas uma forma dolorida e antiestética de se conseguir o alinhamento dos dentes.

Os adolescentes continuaram a se divertir com as "borrachinhas" que ganharam cores cintilantes, e algumas vinham exclusivamente nas cores do time do coração. Em compensação os adultos, não aderiram à moda, mesmo porque não ficava bem um executivo com os "dentinhos coloridos". No entanto, da mesma forma, era um problema estético grave continuar com os dentes desalinhados.

Inventaram então, o aparelho estético, com brackets da cor dos dentes, que se mostrou um pouco mais discreto e não comprometia tanto o visual. No entanto, o desconforto com os fios metálicos, com os próprios brackets e companhia limitada continuou firme, desanimando muitos que preferiam o desalinhado dos dentes a sofrer as dores constantes e privações gastronômicas.

Mas a Odontologia evoluiu, trazendo muita tecnologia aos consultórios odontológicos, com lasers cirúrgicos para plástica gengival, clareamento dos dentes, entre outras façanhas do mundo hi-tech e, é claro, os aparelhos ortodônticos felizmente também acompanharam toda essa evolução.

Já está disponível no Brasil o Invisalign, um sistema de correção mais conhecido como aparelho ortodôntico invisível.

Esse aparelho possui vários diferenciais, o primeiro, como o próprio nome já diz, ele é invisível, por mais que pareça contraditório existir e ser invisível, ele o é!

O sistema é desenvolvido para corrigir os dentes por meio de uma série de plaquinhas feitas com um tipo especial de plástico totalmente transparente chamadas alinhadores e que são feitas a partir de um molde dos dentes do paciente. "Esses alinhadores podem ser retirados para as refeições, mas apenas para as refeições", é o que adverte o ortodontista Dr. Celso Tannous, da Trancoso Tannous Odontologia.

"Logo no inicio do tratamento, trabalhamos toda a documentação do paciente, realizamos um planejamento virtual unindo software, modelos e radiografias e estabelecemos um plano de tratamento baseado em cálculos exatos, medindo exatamente o quanto cada dente deve ser movimentado. Essa documentação, e o plano de tratamento estabelecido são enviados aos Estados Unidos, onde uma seqüência de alinhadores é confeccionada.

Quando a série de alinhadores chega ao Brasil, podemos estimar melhor o prazo para o término da correção desde que o paciente use os alinhadores do modo e pelo tempo recomendados, precisão que no método tradicional de correção com aparelhos fixos era estabelecida com muito mais dificuldade", explica o Dr. Celso Tannous.

Cada alinhador é trocado a cada quinze dias, neste meio tempo os dentes devem se movimentar cerca de ¼ de milímetro para a posição desejada. As limitações ortodônticas do Invisalign são muito semelhantes as do aparelho ortodôntico comum.  "No entanto, é uma técnica de correção para ser utilizada basicamente em pacientes adultos, ou adolescentes que já tenham os segundos molares permanentes totalmente erupcionados.", afirma Dr. Celso Tannous. 

Após iniciado o tratamento, nem mesmo restaurações que alterem o formato dos dentes podem ser realizadas, ou seja, antes de iniciar com o Invisalign, a parte clínica bucal, deve estar impecável.

Entretanto, uma vantagem interessante é que nos casos em que a correção requerer extração de dentes, um dente de resina pode ser colocado no alinhador durante a correção para disfarçar o espaço da extração, evitando mais um desconforto estético. 

Pontos fortes do Invisalign

Esteticamente ele é invisível, não oferece perigo de machucados à boca, não provoca aftas, a limpeza é muito mais fácil, já que ele é retirado para as principais refeições, além da previsibilidade de duração do tratamento. 

Pontos Fracos do Invisalign

As desvantagens são poucas, mas existem, tais como a possibilidade de perda ou danos dos alinhadores uma vez que são aparelhos que podem ser removidos da boca e a disciplina necessária na utilização dos alinhadores por parte dos pacientes cuja colaboração é capaz de interferir diretamente na duração do tratamento. 

Para mais informações acesse: www.trancosotannous.com.br .

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições