Iogurte faz bem ao organismo e à dieta

Iogurte faz bem ao organismo e à dieta

Atualizado: Sexta-feira, 13 Novembro de 2009 as 12

Na vitamina, no molho, na salada ou na mousse. Que tal combinar iogurte nos pratos doces e salgados sem ter precisar temer a balança? Derivado do leite e rico em cálcio e fibras, o iogurte desnatado não é apenas amigo de quem está de dieta. Leve e saboroso, ele pode ser combinado com inúmeros alimentos e basta um pouquinho de criatividade para fazer daquele prato sem graça um festival de sabor e saúde. Com o objetivo de deixar seu cardápio ainda mais atraente, o Minha Vida convocou a chef Luciana Zaidan e as nutricionistas Amanda Epifânio Pereira e Veridiana del Rosso para preparar uma seleção de combinações inusitadas que vão fazer você colocar a mão na massa e arrasar em qualquer ocasião.

Principais tipos de iogurte usados na culinária

A nutricionista Veridiana Del Rosso explica que o iogurte é bastante versátil, porém, só apresenta essa característica se utilizado nas versões desnatada e natural. "Por serem mais neutros e menos calóricos, são ideais para a culinária em geral, mas existem pequenas diferenças entre eles que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração dos pratos e até do consumo", explica.

Iogurtes naturais

Com sabor suave, o produto ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus micro-organismos vivos exercem influência positiva no organismo, melhorando o funcionamento do intestino.

Iogurtes desnatados

Com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico.

menor quantidade de gordura é recomendada não só para quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.

Propriedades do iogurte

O iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que ele regula seu reloginho biológico e ajuda a manter o organismo em equilibrio. O alimento é rico em minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico). A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, pois previne a osteoporose bem como doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto.

Saladas

Utilizar iogurte desnatado substituindo a maionese em saladas é uma forma criativa de diminuir as calorias das preparações. As versões de maionese sem colesterol ou light contribuem para manter o sabor mais próximo à receita original, sem que haja aumento de gorduras e colesterol. "Esse salpicão também não contém nenhum alimento rico em carboidrato, como batata, assim poderá ser servido junto com arroz. Você ainda pode substituir o peito de frango por peito de peru defumado ou presunto magro em tiras", sugere a nutricionista Amanda Epifânio.

veja também