Iogurte natural e sem adição de açúcar é benéfico para saúde bucal

Iogurte natural e sem adição de açúcar é benéfico para saúde bucal

Atualizado: Sexta-feira, 1 Novembro de 2013 as 3:28

Todos sabem que a saúde dos dentes é algo precioso e a atenção sobre os impactos e benefícios que alguns alimentos causam a eles, deve ser observado. Segundo pesquisa realizada no Japão, foi constatado que na versão natural e sem açúcar, o iogurte ajuda a eliminar o mau hálito. Foi possível mostrar que as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus combatem as bactérias produtoras de enxofre, substância que causa o mau cheiro. 

iogurte é bom saúde bucalNão só o iogurte, mas consumir o próprio iogurte e leites fermentados também auxilia no combate de problemas bucais. “Pessoas que consomem diariamente de 20 a 50g de iogurte natural e sem adição de açúcar são menos propensas à doença periodontal”, diz o dentista Mario Kruczan, membro da Sociedade Francesa de Periodontia. Além dos benefícios para a boca, alimentos funcionais reforçam o sistema imunológico, equilibram a flora intestinal e o controle do colesterol e os triglicerídeos.
 
Apesar disso, é preciso se atentar para a higiene bucal após o consumo. O iogurte é fonte de proteína e, depois de fermentado, serve como alimento para bactérias que causam doenças orais.
 
Ainda segundo o dentista, uma indústria farmacêutica sueca desenvolveu pastilhas com lactobacillus reuteri Prodentis que atuam na micro flora bucal. Os bacilos reduzem a ação das bactérias patogênicas causadoras das cáries e doença da gengiva – periodontite.
 
Lembrando que os cuidados vão além do uso dos probióticos. “Mas além do uso dos probióticos, métodos preventivos como escovação correta, uso do fio dental, alimentação adequada e visitas regulares ao dentista são partes fundamentais de todo esse processo”, diz Kruczan.
 
 
Com informações de: Terra

veja também