Ir ao trabalho de carro ou transporte público pode prejudicar a saúde

Ir ao trabalho de carro ou transporte público pode prejudicar a saúde

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2011 as 8:13

As "viagens" diárias entre casa e trabalho às vezes cansam mais que as próprias tarefas do emprego. E, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Lund, na Suécia, quem se desloca de carro ou aposta em transporte público é mais propenso a sofrer de estresse e exaustão. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas avaliaram 12 mil empregados de 18 a 65 anos. Constataram que os que vão ao escritório de carro, ônibus, trem ou metrô relataram níveis mais elevados dos incômodos em comparação aos mais ativos, que optam por ir a pé ou de bicicleta.

Os impactos negativos na saúde se mostraram maiores em pessoas que passam longos períodos para chegar ao destino. Mais estudos são necessários para provar a relação entre o percurso diário e problemas, e devem levar em conta outras variáveis, como renda e condições ambientais e familiares.

Vale lembrar que uma pesquisa recente, realizada por profissionais da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, concluiu que a viagem entre casa e trabalho é mais estressante para mulheres, principalmente as com crianças em idade pré-escolar.  

Entre os possíveis motivos para a diferença está no fato de elas terem mais responsabilidades em relação ao cotidiano do lar. Outra hipótese é que o custo do deslocamento pode ser maior para elas, porque, em média, ganham menos.

veja também