MENU

Saúde

Irritações e alergia são alguns dos riscos que a pele pode sofrer ao usar maquiagem fora da validade

Utilizar maquiagem vencida pode trazer consequências. Saiba como previnir-se

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Muitas mulheres já usaram alguma vez na vida uma maquiagem vencida, seja uma sombra, batom ou outro acessório. Devido ao aumento pelo consumo de maquiagens no mercado, muitas acabam esquecendo de descartar aquela base que não usa mais e de última hora, acabam usando sem saber que esta vencido. Com isso, prejudicam a própria pele.

Os problemas não demoram a aparecer. Especialistas relatam que algumas alterações na fórmula, como cheiro e textura, podem apresentar um perigo real à saúde da pele. Segundo a dermatologista, Dra. Maria Fernanda Tembra, O maior risco de usar maquiagem vencida é causar alergia e irritação na pele. Além disso, o óleo que se separa do produto pode obstruir os poros e propiciar o surgimento de acne.

Além de ser prejudicial à saúde o uso de maquiagem vencida, o resutado não é dos melhores depois de finalizar uma make. A pele fica craqueada e sem brilho. Se sentir que a pele esta começando ou já estiver irritada, procure um médico imediatamente para começar um tratamento para confirmar se a reação foi devido ao uso de maquiagem vencida.

Momento exato de descartar

Os sinais de que o produto não está mais indicado para o uso é mudança de odor, cor e consistência do produto. O pó compacto pode rachar, o lápis pode ressecar, produtos líquidos podem ficar bifásicos (quando os componentes se separam) e o hidratante pode oxidar, adquirindo um tom amarelado.

Armazenamento adequado

Para garantir vida útil dos cosméticos é preciso guardar em ambientes arejados, longe do sol e da umidade (exceto em banheiros). Gavetas de madeira é uma outra opção de garantir que suas maquiagens se estrague.

Há duas maneiras diferentes de encontrar a data de validade na embalagem: uma data específica ou a imagem de um potinho aberto, que aponta a duração contando da data em que o produto foi aberto. Como de costume, jogamos fora a embalagem com a data de validade. Seguindo a dica da dermatologista, Dra. Roberta Bibas, é recomendável colar etiqueta no produto com a data de validade ou a data em que ele foi aberto.

 

Com informações de: GNT

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições