MENU

Saúde

Laboratório deve 43 milhões de comprimidos contra Aids

Laboratório deve 43 milhões de comprimidos contra Aids

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A falha no abastecimento do remédio combinado lamivudina/zidovudina, usado no tratamento contra a Aids, é reflexo de um problema iniciado no fim de 2009, com o atraso na entrega de medicamentos produzidos pela Fiocruz. O laboratório oficial fechou o ano com dívida de 26 milhões de comprimidos, o que levou o Ministério da Saúde a usar um estoque de emergência. A situação se agravou em janeiro, quando a produção foi interrompida por falhas técnicas. Agora, o laboratório deve 43 milhões de comprimidos.

Hayne Silva, diretor de Farmanguinhos, admitiu que a prática de iniciar o ano com falta na entrega de medicamentos não é incomum. Apesar do desabastecimento, Silva disse não considerar que o laboratório trabalhe no limite da segurança.

A lamivudina/zidovudina é usada por 116 mil pacientes. Para corrigir o problema até junho, a Fiocruz teve de contratar a Furp - laboratório oficial de São Paulo -, que ficará encarregada de produzir os 26 milhões de comprimidos que deveriam ter sido entregues em 2009. O restante será produzido por Farmanguinhos. A coordenadora do Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais, Mariangela Simão, diz que "não foi a primeira nem vai ser a última vez que há problemas de medicamentos".

Além da falta do combinado, pacientes reclamam da dificuldade na obtenção de 3TC e do medicamento abacavir. Na quinta-feira, dia 29, foram feitas no país manifestações protestando contra o problema de desabastecimento. Mariangela afirma que o abacavir chegou ao país e deverá estar disponível nos Estados na próxima semana.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições