Lanches balanceados ajudam no rendimento escolar

Lanches balanceados ajudam no rendimento escolar

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

No title Crianças em idade escolar gastam muita energia e para repor a perda é fundamental uma alimentação rica em nutrientes. Para satisfazer a necessidade energética e manter o rendimento escolar dos filhos, os pais devem ficar atentos na hora de escolher os alimentos que serão colocados na lancheira.

De acordo com a Kátia Terumi, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, a solução para evitar a obesidade e o baixo desenvolvimento físico e psíquico das crianças está nos lanches levados de casa aliados a uma boa alimentação ao longo do dia.

"É importante que o lanche contenha sempre uma fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Guloseimas devem ser evitadas, pois fornecem muita gordura e muito açúcar", explica a nutricionista. Ela ainda ressalta que o excesso de gordura faz com que a digestão se torne lenta. Com isso, a criança sentirá fadiga nas aulas após o lanche, prejudicando o aprendizado.

Para montar todo os dias lanches saudáveis e na medida certa é preciso ser criativo. Lancheiras térmicas dão mais opções para o cardápio da criançada, pois são capazes de manter a temperatura ideal de alimentos perecíveis, como frios e lácteos.

Abaixo seguem sugestões de lanches para a semana:

Segunda-feira:

suco de uva (caixa) - 90 Cal

biscoito de polvilho (2 xícaras) - 60 Cal

Total: 150 Cal

Terça-feira:

iogurte líquido (200 ml) – 174 Cal

biscoito aveia e mel (3 unidades) - 87 Cal

Total: 261 Cal

Quarta-feira:

leite desnatado com achocolatado (1 copo) -118 Cal

banana (1 unidade) -70 Cal

Total: 188 Cal

Quinta-feira:

suco de abacaxi (caixa) - 80 Cal

bolo (1 fatia) - 130 Cal

Total: 210 Cal

Sexta-feira:

Yakult (1 unidade) - 50 Cal

bisnaga com queijo minas (1 unidade) - 110 Cal

Total: 160 Cal

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