Álcool: o vilão da balança

Álcool: o vilão da balança

Atualizado: Quinta-feira, 7 Agosto de 2008 as 12

Academia, natação, muita caminhada e boa alimentação. É assim que a "geração vaidade" busca o corpo perfeito. Entretanto, na hora dos momentos de descontração, um dos vilões da balança é esquecido, o álcool. Cada grama de bebida alcoólica contém sete calorias, ou seja, três calorias a mais do que o açúcar comum.

Chamadas de "vazias", as calorias alcoólicas não oferecem nenhum nutriente e, quando ingeridas, são metabolizadas e armazenadas no organismo como gordura. Por isso, quando consumidas em grande quantidade podem favorecer o aumento de peso. Um copo de cerveja de 200 ml, com 5% de teor alcoólico, tem 88 kcal. Portanto, cinco copos de cerveja fornecem 440 kcal ao organismo.

Hoje, a dieta diária e balanceada recomendada pelos nutricionistas é de 1220 a 1500 calorias. "Se o objetivo é manter um corpo bem delineado, 440 kcal ganhadas no consumo de álcool podem comprometer o peso final. O organismo não tem onde armazenar o álcool, essas calorias se transformam em uma reserva de gordura", ressalta a nutricionista Roseli Rossi.

*Imagem ilustrativa.

  Postado por: Claudia Moraes

veja também