Libido feminina cresce com chegada da menopausa, diz pesquisa

Libido feminina cresce com chegada da menopausa, diz pesquisa

Atualizado: Quinta-feira, 8 Julho de 2010 as 8:31

Pesquisa realizada por equipe de psicologia da Universidade de Texas divulgada nesta quarta-feira aponta que mulheres têm a libido aumenta conforme os anos passam rumo à menopausa.

Os psicólogos consultaram 827 mulheres com perguntas sobre comportamento sexual, respondidas em questionários online. As entrevistadas foram divididas em três grupos: alta fertilidade (18 a 26 anos), baixa fertilidade (27 a 45 anos) e menopausa (acima de 46 anos).

Comparadas com os outros dois grupos, mulheres na faixa de baixa fertilidade são mais propensas a conceber e praticar fantasias sexuais, manter relações causais e encontros de uma só noite com outros parceiros, segundo o estudo.

Já entre mulheres com relacionamentos duradouros, as de baixa fertilidade apresentam propensão menor a fantasias com outras pessoas do que o grupo de alta fertilidade, resultado contrário ao que esperavam os pesquisadores.

"Os resultados provam que as mulheres não ficam loucas para ter bebês quando chegam aos 30 anos, o que acontece é uma reação natural à diminuição da fertilidade em todas as mulheres acima desta idade", explica Judith Easton, integrante da equipe de pesquisadores da Universidade de Texas.

Partindo de um ponto de vista evolucionário, os pesquisadores acreditam que a mudança na libido com a passagem dos anos tem origem em mecanismos psicológicos desenvolvidos como adaptações das humanas ao meio ambiente, após a passagem de milhares de anos.

veja também