Lidando com o estresse

Lidando com o estresse

Atualizado: Quinta-feira, 17 Julho de 2008 as 12

Ultimamente, temos ouvido nos telejornais notícias de pessoas abaladas emocionalmente, provocando danos para si, para outras pessoas e para a sociedade. Em alguns casos, o estresse pode ser o fator desencadeante.

O estresse é um causador de abalo emocional, sendo definido como um estado de mal-estar do corpo, com o indivíduo apresentando atitudes defensivas, comportamentais e psicológicas, para fazer frente a uma situação de ameaça.

Quando a condição do estresse é muito intensa ou longa, podem ocorrer doenças físicas e transtornos emocionais. As causas mais comuns do estresse podem ser: perda de um ente querido, acidente grave, perda de um emprego, dificuldade para recolocação no mercado de trabalho, competição excessiva, prejuízo de natureza moral (humilhação), dificuldade financeira, frustração por não ter alcançado algum objetivo, vestibular, vivenciar um assalto, entre outras.

Os sintomas mais comuns do estresse são: cansar-se com facilidade, dificuldade para relaxar, tensão muscular, dificuldade de concentração, esquecimento, irritabilidade, dores no corpo etc.

Algumas recomendações para se evitar o estresse: fazer exercícios físicos, reservar um tempo para lazer, dormir adequadamente, fazer amizades, tirar férias, etc. Para os casos em que há suspeita de um quadro emocional persistente, recomenda-se uma visita ao Psiquiatra ou Psicólogo, para uma avaliação mais adequada. Neste mês de férias, procure descansar e relaxar. Não se esqueça de que você é criação de Deus e que é uma pessoa valiosa. Evite o estresse! Pense nisso. Deus o abençoe!

veja também