Língua e boca secas, dor de cabeça, cansaço e tonturas, são sintomas de desidratação

Previna-se contra a desidratação. Saiba como

Atualizado: Terça-feira, 15 Janeiro de 2013 as 2:16

 

Quando estamos de férias, a tendência de nos descuidarmos da alimentação é grande. Devido a falta de água em nosso organismo, faz com que a pele, o cabelo e olhos fiquem ressecados e o nível de cansaço aumenta.
 
A água ajuda na eliminação de toxinas e digestão. A nutróloga, Dra. Marcela Teixeira, da Associação Paulista de Medicina, conta algumas dicas de como se cuidar no verão.
 
Beba mais água: O recomendado é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Chás, sucos e água de coco, ajudam. Alimentos como alface, pepino e tomate, são algumas opções de alta concentração de água em sua composição.
 
Evite ficar com sede: boca seca e sede, são alguns sintomas da desidratação. É indicado carregar uma garrafinha de água, quando estiver na rua. Beba pelo menos um copo de água, suco ou água de coco de hora em hora.
 
Compre as frutas do verão: Frutas como melancia, melão e abacaxi, são opções de alta concentração de água em sua composição. Ajudam também a refrescar.
 
Carregue uma lancheira saudável para a praia: Evite sanduiches que contenha maiones e dê preferência aos naturais. Fruta, sucos e picoles devem estar em uma sacola térmica. Petiscos como biscoito de polvilho, soja tostada e barrinha de cereal, são permitidos.
 
Sintomas de desidratação:
 
Casos leves ou moderados: Língua e boca secas, dor de cabeça, cansaço, tonturas. Além disso, a vontade de fazer xixi diminui e aumenta a sensação de fraqueza nos músculos.
 
Casos mais graves: Sede extrema, boca muito seca, perda da elasticidade da pele, xixi concentrado, falta de transpiração e batimento cardíaco acelerado.
 
Em crianças: Boca seca, pulso e respiração acelerados, comportamento irritável e pele enrugada.
 
Com informações de: M de Mulher

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