Luz acesa antes de dormir pode ter impacto na qualidade do sono

Luz acesa antes de dormir pode ter impacto na qualidade do sono

Atualizado: Sexta-feira, 14 Janeiro de 2011 as 8:27

LONDRES - Luz acesa antes de dormir pode ter impacto na qualidade do sono, pressão arterial e no risco de diabetes, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

O estudo mostra que a iluminação artificial tem efeito supressor nos níveis de melatonina, hormônio produzido à noite pela glândula pineal. Além de regular os ciclos do sono, ajuda a baixar a pressão e já foi estudada como opção para tratamentos de insônia, hipertensão e câncer.

- Milhões de pessoas mantêm as luzes acesas antes de dormir e durante o sono. Nosso estudo mostra que esta exposição pode ter efeito não só no sono, mas na capacidade do corpo de regular níveis de temperatura, pressão e glicose - diz o autor do estudo, Joshua Gooley, do Hospital da Mulher da Harvard Medical School, em Boston.

Durante a pesquisa, 116 voluntários saudáveis, entre 18 e 30 anos, foram expostos à luz direta ou difusa oito horas antes de dormir, durante cinco dias consecutivos. Um cateter intravenoso foi colocado no braço dos participantes para coletar sangue a cada 30 e 60 minutos para analisar a melatonina. Os resultados mostraram que a exposição à luz diminuiu a produção de melatonina por 90 minutos quando comparada com a exposição à luz difusa. Além disso, dormir de luz acesa diminui a produção de melatonina em 50%.

veja também