Maconha alivia dores causadas por problemas no sistema nervoso

Maconha alivia dores causadas por problemas no sistema nervoso

Atualizado: Terça-feira, 31 Agosto de 2010 as 8:31

Uma pesquisa feita no Canadá indica que fumar maconha pode ajudar a aliviar as dores causadas por neuropatias crônicas, causadas por problemas no sistema nervoso.

A equipe de cientistas, chefiada pelo doutor Mark A. Ware, dos departamentos de anestesia e medicina da família da Universidade McGill de Montreal, concluiu que a cannabis é bem tolerada pelos pacientes e melhora sua consição. A pesquisa foi realizada com 21 adultos que sofriam de dores causadas por neuropatias crônicas depois de um traumatismo ou de uma intervenção cirúrgica.

Cada um fumou, com intervalos de nove dias, três doses diferentes de maconha, bem como um placebo (dose de “mentira”). Observou-se que a dose mais forte do princípio ativo da cannabis (tetrahidrocanabinol) fumada três vezes ao dia durante cinco dias produziu efeitos benéficos mais notáveis. Eles registraram melhoras na saúde em áreas como o sono, a ansiedade e a depressão.

Os cientistas recomendaram realizar um estudo sobre a eficácia e eventuais efeitos colaterais de um tratamento com maconha em um prazo mais longo. As doses usadas no trabalho atual são muito menores do que as que em geral as pessoas consomem com o uso "recreativo" da droga.

veja também