Maconha pode deter câncer de mama

Maconha pode deter câncer de mama

Atualizado: Terça-feira, 14 Dezembro de 2010 as 9:09

Os componentes ativos da maconha e seus derivados são capazes de reduzir o crescimento do câncer de mama e a aparição de metástases, segundo uma equipe de cientistas espanhóis que testou os efeitos da substância em ratos.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira (13), os pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, da Universidade Complutense de Madri e do Centro Nacional de Biotecnologia destacaram que os cannabinoides podem deter e acabar com as células derivadas de tumores de mama.

De acordo com os cientistas, a pesquisa foi realizada com ratos afetados por um tipo de câncer que gera tumores na mama de forma espontânea. Posteriormente, esses tumores são transferidos por metástase ao pulmão.

Os pesquisadores espanhóis indicaram que a propriedade antitumoral dos derivados da maconha vem pelo receptor de cannabinoides CB2. Já os efeitos psicotrópicos associados à substância se devem fundamentalmente ao receptor CB1, que é - nas palavras dos especialistas - "o que se expressa predominantemente no sistema nervoso".

veja também