Mais de 40% dos cânceres podem ser causados por vírus

Mais de 40% dos cânceres podem ser causados por vírus

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 2:36

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, afirmam que alguns vírus podem causar até 40% dos cânceres, incluindo tumores cerebrais e leucemia.  

A pesquisa, noticiada pelo Daily Mail, encontrou uma ligação viral um tipo de tumor cerebral. Se os estudos se confirmarem abririam caminho para vacinas e terapias contra vários tipos de câncer para curá-los.

Os vírus mais conhecidos são os da hepatite B e C, que podem causar câncer de fígado, e o papiloma humano (HPV), que pode causar câncer de colo. Outra descoberta dois anos atrás revelou que o carcinoma das células de Merkel, um câncer de pele agressivo, muitas vezes está relacionado ao poliomavírus, que é comum entre os animais e pode se espalhar para os seres humanos.

Harald zur Hausen, ganhador do Prêmio Nobel, disse que espera mais descobertas a seguir e sugeriu que os vírus poderiam estar envolvidos com o câncer de pele, mama, intestino e pulmões. Mas os cientistas alertam que pode levar um longo tempo e enorme investimento antes de vacinas serem desenvolvidas.

Alan Rickinson, professor de estudos do câncer na Universidade de Birmingham, disse: "se pudermos entender como esses vírus trabalham poderíamos impedir que as pessoas os contraíssem e até mesmo criar terapias que utilizam o próprio sistema imunológico do paciente para destruir células infectadas ou cancerosas."

veja também