MENU

Saúde

Manteiga ou margarina: Qual é mais saudável?

O projeto Coração e Vida desenvolveu um infográfico e dá mais informações sobre o assunto.

Fonte: GuiameAtualizado: quinta-feira, 3 de dezembro de 2015 11:34

O tema se tornou um embate que tem perlongado por muitos anos, mas ainda não parece ser esclarecido para muitas pessoas.

A ideia de a margarina ser mais saudável surgiu por causa das calorias e das gorduras saturadas presentes na manteiga. Isso trazia a suposta ideia de que este ingrediente engordaria e provocaria doenças cardíacas.

Hoje, sabe-se que a avaliação não é bem essa: o consumo de gorduras trans (presentes em diversas marcas de margarina, mas não na manteiga) é nocivo também.

Por isso, para ingerir estes itens de forma saudável é essencial saber balancear. O atual processo de fabricação da manteiga mudou de hidrogenação para interesterificação, a fim de reduzir a quantidade de gorduras trans.

No entanto, ainda há uma pequena quantidade de gordura trans em sua composição. Isso acontece porque os fabricantes têm respaldo na legislação para afirmar que o produto é isento de gorduras trans em quantidades inferiores a 0,2 g por porção.

Isso quer dizer que se o indivíduo ingerir mais do que uma porção recomendada pelo fabricante, certamente estará consumindo gorduras trans.

Veja um infográfico desenvolvido pelo projeto Coração e Vida com mais informações sobre o assunto:
 

 

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições