Margarina X Manteiga: Qual é a mais indicada?

Margarina X Manteiga: Qual é a mais indicada?

Atualizado: Quarta-feira, 30 Setembro de 2009 as 12

Existem alguns assuntos que rendem discussões intermináveis. Esse é o caso da margarina e da manteiga. Na hora da compra sempre ficamos na dúvida entre qual das duas escolher. Essa insegurança piora a cada dia, pois, quando abrimos uma revista ou lemos uma notícia na Internet, cada hora vemos uma coisa a respeito dos benefícios e malefícios das duas. Por isso, preparamos um especial para você entender quais as vantagens de uma e de outra e optar por aquela que mais se encaixa no seu perfil.

Vitaminas e Minerais Nesse caso, ponto para a margarina. De uma maneira geral, ela é fonte de vitamina A, sendo que algumas marcas possuem também as vitaminas D, E, B6 e B12. Enquanto isso, a manteiga apresenta diversos tipos de vitaminas, porém em uma quantidade tão pequena que acaba não sendo significativa para o nosso organismo.

Calorias Esse é um dos itens que mais interessa para quem quer emagrecer. Mais uma vez, a margarina sai na frente! A cada 10g ela possui de 18 a 72 calorias. Enquanto a manteiga apresenta 72 calorias em uma porção de 10 gramas. Ou seja, cabe a você pesquisar qual é a marca de margarina menos calórica!

Colesterol E não é que a margarina ganhou mais um round? De uma maneira geral, ela não contém colesterol. Já a manteiga possui em média 22g de colesterol a cada 10 g.

Gordura saturada É, parece que a manteiga não vai ter mesmo chance nessa disputa. Ela possui 23% de gordura saturada em uma porção de apenas 10g. Já a margarina, apesar de também ter gorduras saturadas, fica sempre abaixo desse percentual.

Sabor Finalmente, parece que a manteiga sai na frente nesse quesito. Pelo menos, ela é a preferida da maior parte das pessoas. Até porque, ela é preparada com a gordura do leite, ou seja, reafirma aquela tese de que o que não faz bem é realmente mais saboroso. Porém, não se deixe levar pelo paladar. Existem diversas marcas de margarina no mercado. Certamente, o sabor de uma delas te conquistará.

Contudo, vale lembrar que, para quem tem alguma restrição alimentar, o acompanhamento médico é fundamental.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também