Mascar chiclete melhora concentração

Mascar chiclete melhora concentração

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 10:07

Realizar tarefas estressantes pode ficar mais fácil com uma goma de mascar. É o que concluiu uma pesquisa da Universidade de St. Lawrence, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, repercutido pela revista Wired, mascar chicletes pode melhorar a performance cognitiva.

Os pesquisadores do departamento de psicologia aplicaram testes de lógica para 159 estudantes: alguns mascavam chiclete e outros não. O resultado foi que os estudantes que tinham a goma de mascar superaram os que não mascavam: eles acertavam cerca de cinco questões a mais.

O neurologista Luiz Alcides Manreza, do Hospital São Luiz, explica que a conclusão não surpreende. Qualquer atividade motora pode relaxar e aumentar a concentração, diz. "A goma em si não tem nenhuma propriedade especial", pondera. Ter em mãos algum objeto e manter os dedos em movimento, por exemplo, teria o mesmo efeito.

A injeção de concentração, porém, não dura muito tempo. Segundo o estudo americano, ele permanece por cerca de 15 a 20 minutos. Isso porque depois de mastigar por muito tempo, a ação perde o efeito relaxante.

veja também