Mascar chiclete pode ajudar a diminuir o consumo calórico

Mascar chiclete pode ajudar a diminuir o consumo calórico

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

Um estudo da Universidade de Rhode Island apresentado na Convenção Anual da Sociedade sobre estudos da Obesidade mostrou que mascar chicletes sem açúcar ajuda a reduzir o consumo de calorias e aumentar o gasto de energia.

O hábito de mascar chicletes pela manhã mostrou que os indivíduos observados consumiam, em média, 68 calorias a menos na hora do almoço. Apesar disso não foi reportado fome ou compensação de ingestão de alimentos durante o dia. Esses indivíduos também diziam se sentir menos irritados ao longo de suas jornadas de trabalho.

Além disso, o chiclete (mascado antes e após as refeições) pareceu aumentar o gasto de energia. O aumento desse gasto de energia girou, aproximadamente, em torno de 5% a mais que dos indivíduos que não mascavam as gomas. As pessoas que mascavam chiclete também pareceram mais relaxados e menos atentos a ações ao seu redor.

Outros três estudos anteriores também mostraram que o hábito de mascar chicletes pode diminuir a vontade de consumir "snacks" (alimentos em pequenas porções para consumo instantâneo). Os nutricionistas também demostraram que pequenas diminuições de consumo calórico podem ter um impacto positivo e significante a longo prazo.

veja também