MENU

Saúde

Médico explica e importância de usar calçados confortáveis no trabalho

Médico explica e importância de usar calçados confortáveis no trabalho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Depois de trabalhar o dia inteiro, a primeira coisa que a maioria das mulheres faz quando chega em casa é tirar o sapato. Quantas pessoas já ouviram elas dizerem: "Este sapato está me matando!". Motivo de estresse e mau humor, as dores nos pés e nas pernas causadas pelo calçado podem ser sinal de doenças. O médico reumatologista Roberto E. Heymann explica que o uso de um calçado inadequado na atividade diária, sobretudo aquelas que exigem a posição ortostática (em pé) na maior parte do dia - como professoras, enfermeiras, comissárias de bordo, lojistas, entre outras profissões -, pode causar dores na panturrilha, no joelho e na coluna lombar, além de facilitar o surgimento de varizes.

"Uma doença comum causada pela falta de proteção e conforto na sola dos pés é a fascite plantar, que é a inflamação de um ligamento situado na planta do pé, a fascia plantar. Este ligamento sustenta o pé ao caminhar e, por suportar forças muito grandes, freqüentemente é acometido por pequenas rupturas junto à sua inserção no osso do calcanhar. O tratamento exige muito alongamento dos membros inferiores", ressalta.

De acordo com Heymann, usar um calçado adequado previne todos esses problemas por absorver o impacto da força vertical, proteger a base plantar de lesões, manter o pé em postura correta evitando fadiga muscular excessiva e inflamações, além de permitir o retorno adequado do sangue venoso, melhorando a circulação.

Um estudo realizado em Taiwan avaliou três tipos de calçados para revelar qual é o modelo mais adequado ao trabalho diário das enfermeiras locais. Os pesquisadores mostraram que o calçado ideal deve possuir:

1) Suporte com a propriedade de reduzir a fadiga na panturrilha e dispersar a pressão no arco plantar (curva da sola do pé);

2) Solado com espessura de 1,5 cm na anterior do pé para diminuir o desconforto lombar, causado pela pressão no local e a força vertical;

3) Revestimento externo em materiais amolecido ou no material do solado (por exemplo de poliuretano) para aumentar o conforto.

A dica é o lançamento da Piccadilly, o modelo o "infravermelho longo" que ajuda a circulação sanguínea nos pés, canela e panturrilha, auxiliando na prevenção dos inchaços, dores e varizes nas pernas. Uma fibra com platina, alumínio e titânio é inserida embaixo da palmilha interna dos calçados e, por meio do calor do próprio corpo, esta manta emite raios similares aos irradiados pelo sol que agem na eliminação de toxinas do organismo e aliviam o cansaço nos pés.

"Ao ser incorporada em sapatos, esta tecnologia proporciona imenso bem-estar e saúde por auxiliar a circulação sanguínea dos pés, canela e panturrilha, prevenindo doenças, como varizes, inchaços, inflamações e até osteoporose" explica Tibúrcio Grings, diretor de desenvolvimento da Piccadilly. A manta de Infravermelho Longo também é envolvida com algodão antibacteriano, que impede a proliferação de microorganismos causadores do mau cheiro. "Quanto mais andar com o calçado, mais a pessoa irá descansar, pois seu organismo emitirá mais calor ativando constantemente a ação da fibra", afirma o diretor.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições